Toda a informação relacionada com a freguesia de Fajões; AGENDA: 29/01 - S. Roque - Fajões (15.00 horas)// TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DOS SEUS AUTORES

quinta-feira, maio 12, 2005

Na passagem do 3º aniversário da assinatura do protocolo que instituiu a relação especial entre as duas localidades, a vila fajoense foi visitada por representantes da municipalidade de Lucé, encabeçados pelo próprio presidente.

Na passada semana, a Vila de Fajões teve a oportunidade de, mais uma vez, receber uma delegação de Lucé, a cidade francesa com a qual está geminada. A comitiva gaulesa foi chefiada pelo próprio - maire` Jacques Morland. Uma oportunidade para um reforço dos laços e para proclamar as mais-valias de uma ligação que as duas partes fazem questão de manter perene.

Luís Filipe Oliveira, para além de proclamar o quanto o povo de Fajões se sentia "feliz e honrado" com a presença dos ilustres visitantes, aproveitou para vincar que a "sua" Junta "tem dado especial atenção à Educação e à Cultura". O autarca fajoense associou aquela política ao intercâmbio com Lucé.

O presidente da Junta de Freguesia realçou que, desde o dia 10 de Maio de 2002 - data de assinatura do protocolo de geminação - algumas das colectividades de Fajões já tiveram a oportunidade de visitar a "cidade irmã" em terras de França. Citou o Rancho, a Orquestra Juvenil e os Bombeiros. Em sentido inverso, vieram à Vila uma representação dos Bombeiros de Lucé, a Orquestra Sinfónica de Lucé e uma delegação do Clube local de ciclismo.

Oliveira relevou a presença do próprio presidente da municipalidade de Lucé, destacando Morland como "o grande impulsionador" da geminação, que esta visita "veio reforçar". Ainda deixou palavras de agradecimento ao Quarteto de Metais da Orquestra Juvenil fajoense - que animou o jantar-convívio oferecido aos franceses - e às colectividades de Fajões, "que sempre se têm associado às iniciativas da Junta, em prol da freguesia".

Por seu lado, o presidente da municipalidade de Lucé salientou a forma calorosa como as delegações da sua terra têm sido recebidas em Fajões e definiu as duas localidades como "navios rumo à amizade e à concórdia". Jacques Morland considerou que o relacionamento se reforça ano após ano.

"A geminação está nos nossos corações", testemunhou o autarca francês, que também deu um voto de confiança quanto à perenidade da "irmandade" entre Lucé e Fajões, representantes de povos e países "já unidos na Europa". Terminou, expressando a muita consideração sentida pela terra fajoense, por suas gentes e, em especial, por Luís Filipe Oliveira.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home