Toda a informação relacionada com a freguesia de Fajões; AGENDA: 29/01 - S. Roque - Fajões (15.00 horas)// TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DOS SEUS AUTORES

terça-feira, junho 21, 2005

Vila de FAJÕES - 10º Aniversário



Hoje, dia 21 de Junho de 2005, iniciou-se o Verão e as temperaturas encarregaram-se de o fazer lembrar aos mais esquecidos.
Mas para quem vive nesta terra, este dia tem um significado especial, Fajões foi elevada à categoria de Vila há precisamente 10 anos.

Acerca disto, são-me sugeridas duas coisas.
A primeira, é o facto de se tratar do 10º aniversário, uma data que devia ser particularmente festejada, não é o 6º, o 9º, nem o 14º, é um "número redondo" e como tal, penso que merecia uma comemoração. O 10º aniversário, o 25º, o 50º e outros mais, são datas que tradicionalmente, julgo eu, merecem de uma evocação especial, a menos que não lhe demos qualquer tipo de importância.
Só consigo compreender isto pela falta de interesse de quem representa a freguesia. Não me falem em custos, temos associações que cheguem "cá em casa" e até temos outras que a maior parte dos Fajoenses desconhece e que merecem ser apoiadas e divulgadas (ex. Calisse Brass). Como ainda são apenas 17 horas, resta-me a esperança de ainda poder vir a ser surpreendido, e logo mais à noite, poder assistir a um espectáculo na inauguração do Fórum. Haja esperança.
A segunda reflexão que me é sugerida é sobre a importância que devemos dar ás atitudes dos políticos. Na época em que se falou na possibilidade de Fajões poder vir a ser promovida de aldeia a Vila, havia um entusiasmo geral que eu nunca consegui compreender, o que tínhamos a ganhar com isso? Saneamento? Água ao domicílio?
Passados 10 anos, continuo sem conseguir respostas. É só para podermos dizer que somos uma Vila? O que é que isso vale? Fomos promovidos de aldeões a vilões?
Continuo sem respostas e parece que o entusiasmo que havia já esmoreceu cá na terra, já nem se lembram do 10º aniversário?

Faço aqui a mesma sugestão que fiz a alguns amigos à onze anos atrás - Vamos fazer um movimento para a manutenção de Fajões como aldeia? É que aldeia, é o que está a dar em termos turísticos, e Portugal pouco mais tem.
E hoje sinto que os aldeões eram mais alegres!

Artigo elaborado por: Manuel Rui Pinho

0 Comentários:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home