Toda a informação relacionada com a freguesia de Fajões; AGENDA: 29/01 - S. Roque - Fajões (15.00 horas)// TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DOS SEUS AUTORES

sexta-feira, julho 15, 2005

Festa Grande de Fajões

Como é do conhecimento de todos, este ano não se irá realizar a festa grande de Fajões. Caso a festa se realizasse, a mesma era realizada este fim-de-semana, mas devido a diversos problemas tal não acontece.

Para assinalar esta data, publico um artigo elaborado pelo Manuel Rui Pinho, ao qual agradeço a disponibilidade para participar neste projecto.

"Durante um período mais longo do que aquele que a minha memória me permite alcançar, respeitando o calendário e hábitos mantidos ao longo de décadas, no próximo domingo, dia 17, deveria realizar-se a Festa Grande de Fajões. No domingo passado, as zeladoras da nossa igreja teriam ido à festa de Cesar, ver a procissão e como iam enfeitados os andores, para que dentro do magro orçamento do costume, se conseguisse fazer igual ou até melhor.

Só que, Fajões, para além da Igreja Matriz, tem mais cinco capelas. Duas públicas, S. Marcos e a Srª da Ribeira e ainda três particulares, Srª da Lapa, no Côto, Srª da Saúde, na Lavandeira e a Srª das Dores, em Passos. Sempre se fizeram as festas, ditas grandes, e mais duas festas correspondentes às capelas públicas, embora com algumas dificuldades. Nos anos mais recentes e, parece-me que com intuitos mais comerciais que religiosos, alguém entendeu que deveria passar a ser feita a festa da Srª da Saúde da Lavandeira, uma capela particular, noto mais uma vez.

Sendo Fajões uma terra de recursos limitados, rica em Associações Culturais e Recreativas, que também precisam de ser apoiadas, com o aparecimento da festa da Srª da Saúde, os responsáveis pelas festa maior, para as manterem com um nível de dignidade em relação ás das freguesias vizinhas, começaram a sentir sérias dificuldades financeiras, acabando por não se conseguir arranjar pessoas para assumir a sua realização. E assim acabou a Festa Grande.

E as coisas assim se mantiveram durante uns anos. Por algum interesse (comercial) duma pessoa, foi ressuscitada, tendo-se mantido por mais 3 ou 4 anos. Mas voltou a cair e assim se mantém.

Não acredito que se volte a fazer essa festa, com um carácter de continuidade, não devendo as "culpas" ser imputadas à festa da Srª da Saúde. Estamos a falar de coisas com uma dimensão completamente diferente. Uma festa grande com a dignidade que lhe seria devida, necessitaria de um orçamento de 30 a 40.000 euros. É demasiado dinheiro para ser gasto em três dias e pouco aproveitando à terra. Lembro-me de na minha juventude aguardar esses dias com uma enorme ansiedade, mas era diferente, não haviam outras diversões, nem discotecas, nem centros comerciais, etc. Hoje, as prioridades alteraram-se e as pessoas são obrigadas a fazer opções mais racionais, sobretudo em assuntos que impliquem custos elevados.

Para além da questão financeira, existe ainda uma outra razão subjacente ao abandono da festa, uma razão religiosa. Da parte do responsável religioso, também não existiu incentivo à sua realização. Entre outras razões que eventualmente possam existir, existe uma que tem a ver com o calendário religioso. Já alguma vez alguém se perguntou porque festejavamos a Nossa Srª do Carmo e Nª Srª da Conceição em Julho, quando são solenidades que por aquilo que se me é dado a conhecer, deveriam ocorrer lá para o 4º trimestre do ano?

Mas o problema básico, é o financeiro. Pela análise dos cartazes das festas, que nesta altura são afixados em grande número, tenho tido o cuidado de verificar que poucos dão importância ao calendário religioso, portanto, pode-se concluir que se abundasse o dinheiro, até se festejaria o nascimento do menino Jesus em Agosto."

1 Comentários:

At 8/2/10 1:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS DE 2010: LUCAS & MATHEUS, LÉO & LEANDRO, AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON E BANDA CORAÇÃO SERTANEJO. Consultem os sites: www.lucasematheus.com, www.leoeleandro.com.pt e www.ivason.com. Contactos: ANTÓNIO LOPES 913729192 / 960195669 / 224041482 / e-mail: antonio.alproducoes@gmail.com. Cumprimentos.

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home