Toda a informação relacionada com a freguesia de Fajões; AGENDA: 29/01 - S. Roque - Fajões (15.00 horas)// TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DOS SEUS AUTORES

segunda-feira, agosto 15, 2005

Fajões tem vida...

Fajões vive um momento de particular frenesim.

A chegada dos emigrantes provocou uma agitação natural e salutar na freguesia. Aproveitando a sua presença, é compreensível que se criem condições para que eles se sintam bem vindos. E a freguesia não se tem feito rogada. São os festivais, são as festas e todo o calor humano que eles merecem.


Mas há outro tipo de agitação, que na sua origem tem apenas razões políticas. São festas de apresentação de candidatos, são inaugurações, é a maior frequência desta terra pelos meios de comunicação regional e a própria acção dos elementos das listas que passaram a frequentar mais assiduamente os lugares públicos, a cumprimentar as pessoas de forma mais cerimoniosa e nalguns casos, a utilizar gravata (triste opção com este calor).


Por tudo isto, hoje é mais agradável frequentar os locais públicos, há mais animação.

Para os Fajoenses que se encontram na diáspora, os nossos desejos de que passem uns óptimos momentos junto da Vossa família e amigos e, que tenham um calmo regresso aos países onde se encontram a trabalhar. Será com prazer que os receberemos no próximo ano.


Para os políticos, que são os mesmos que estão há vinte anos à frente de Fajões, meus amigos, vou deixar-vos uma mensagem que encontrei na net, elaborada pelas crianças do 1º Ciclo (antiga primária) de Fajões e que terminam com aqueles que são os REAIS problemas desta terra, mas parecem que vocês não compreendem.

A Escola EB1 de Areal fica situada na freguesia de Fajões do concelho de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro.

É uma terra agrícola muito fértil, pois está implantada num extenso vale que é atravessado pelo rio Antuã. Além dessa riqueza agrícola, Fajões possui ainda um parque industrial considerável que mobiliza uma grande parte da população activa, população essa que complementa, com trabalhos agrícolas, o seu rendimento familiar.

Esta freguesia, tem como Orago, S. Martinho e, além da Igreja Matriz, tem ainda outros locais de culto religioso dedicados aos seguintes santos:

- Capela de N. Sr.ª da Ribeira, no lugar do mesmo nome;
- Capela de S. Marcos, no lugar de de S. Mamede;
- Capela Particular de N. Sr.ª das Dores, no lugar de Paços;
- Capela Particular de N. Sr.ª da Saúde.

Como serviços sociais existem três Escolas do 1º Ciclo, uma escola Pré-Primária, uma Escola C+S, um centro social que engloba Centro do Dia para a Terceira Idade e Infantário, uma Associação de Bombeiros Voluntários, a Junta de Freguesia e Extensão de Saúde.

Do ponto de vista cultural e recreativo, existem a Banda Musical, Grupo Folclórico, o Grupo Desportivo e a Associação Columbófila.

Fajões é atravessado por bons meios de comunicação e com transportes públicos que servem a freguesia.

Os principais problemas do meio são:

- Falta de Saneamento.
- Falta de Rede de Água Pública.


Autor: Manuel Rui Pinho

0 Comentários:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home