Toda a informação relacionada com a freguesia de Fajões; AGENDA: 29/01 - S. Roque - Fajões (15.00 horas)// TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DOS SEUS AUTORES

sábado, novembro 26, 2005

NOTÍCIAS CURTAS... do país

1 - Aeroporto da OTA recebeu luz verde do governo

Alguns números:

3,1 mil milhões de euros como custo previsível

13,6 milhões já gastos em estudos, de 1994 a 2004. Bruxelas pagou metade.

Área total: 1.800 hectares = 4 Aerop. de Lisboa = 1.800 campos de futebol

Duas pistas, separadas por 1 km, com 3.600 metros de comprimento

Data prevista para início de actividade: Ano de 2017

2 - Células estaminais

O Conselho Nacional de Ética Para as Ciências da Vida (CNECV), aprovou por maioria um parecer sobre a admissibilidade da investigação em células estaminais. De notar que as células estaminais, são um tipo de células que têm a faculdade de regenerar tecidos do corpo que tenham sido deteriorados. É a solução para inúmeras doenças, como Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla, rotura de medula espinal, etc. Sem haver lei, existem 47 operações efectuadas em Portugal, sendo a maior parte dos pacientes americanos, estando a investigação proibida nos EUA. Ainda este ano, foi também proibida em Itália , por questões de ética.

3 - Polícia Judiciária faz a maior apreensão de cocaína

Nos arredores de Lisboa, em Sacavém, a Polícia Judiciária apreendeu 6,1 toneladas de cocaína., com um valor estimado em termos de mercado em 250 milhões de Euros. Foram detidos 6 franceses e 1 colombiano. Durante o ano de 2005 e até agora, o recorde europeu de apreensão de droga pertencia a Espanha, com 3 toneladas.

4 - Bispos Católicos proibiram música clássica nos templos

A assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, reunida em Fátima aprovou um documento em que impossibilita a execução de obras de música clássica nos templos Na origem desse documento devem estar directivas emanadas de instâncias superiores.

5 - Banco Alimentar Contra a Fome faz "milagre" das peras.

As leis de mercado condenam diariamente ao desperdício toneladas de fruta e de peixe. O BA teve a ideia de transformar 275 toneladas de peras que iam ser destruídas, em compota. Nesta operação estiveram associadas a Compal e a Tetra Pak. Depois deste primeiro sucesso, já se conseguiu aproveitar 170 toneladas de tomate. Estão a decorrer negociações com os pescadores, em que se prevê congelar anualmente 3800 toneladas de peixe.

6 - Festival Europeu da Canção

Portugal venceu o Festival Europeu da Canção para pessoas com deficiência com o tema "Maior que o Mundo", os dois jovens de Coimbra, Rita (23 anos) e Mário (24 anos), venceram o festival realizado na Áustria, em Stadhalle Graz, perante milhares de pessoas. Note-se que foi a 1ª vez que Portugal ganhou um prémio europeu em canção.

7 - Prémios MTV

Lisboa recebeu o prémio de melhor cidade anfitriã dos prémios europeus de música do canal MTV. Das 12 cidades europeias que já receberam este acontecimento, apenas Dublin (Irlanda) e Edimburgo (Escócia), foram igualmente aplaudidas pelo sucesso na organização desse acontecimento.

Autor: Manuel Rui Pinho

2 Comentários:

At 5/12/05 8:29 da tarde, Anonymous arnel said...

É por causa da besteira que esses senhores de saias dimanaram e que consta do número 4 deste artigo, que, este ano, a festa de Natal das crianças da Escola de Música da Banda de S. Martinho de Fajões se vai realizar no auditório da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fajões.
Se para os Bispos não se pode realizar uma festa Religiosa com música clássica numa Igreja muito menos deveria ser permitido a entrada de dinheiro nesses lugares sagrados.
É que, diz o povo e muito bem, o dinheiro é a perdição das almas.
Além disso o que diria Chopin a este respeito depois de tanto tempo perdido a compor o famoso Requiem?
talvez ...
.........dasssssssssse

 
At 6/12/05 12:26 da tarde, Anonymous Manuel Rui Pinho said...

Arnel, subscrevo o que acabas de dizer.
Mas com o rumo que este Papa quer dar ao Catolicismo, está a ficar cada vez mais próximo o tempo em que nem com muita música, muitas luzes às cores a igreja atrairá as pessoas.
Admirei-me da escolha de Ratzinger para Papa dado o seu passado, esperava um cardeal da América Latina ou de África. Mas o pastor alemão aí está a pôr as garras de fora, esta notícia e outra já mais recente, em que ele não se apresentou no concerto de Natal do Vaticano, coisa que o seu antecessor, mesmo doente, ou ia ou pedia desculpas pela ausência.

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home