Toda a informação relacionada com a freguesia de Fajões; AGENDA: 29/01 - S. Roque - Fajões (15.00 horas)// TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DOS SEUS AUTORES

sábado, dezembro 10, 2005

NOTÍCIAS CURTAS... do país - Autor: Manuel Rui Pinho

1 - Taxa de Carbono aplicável em 2006

O governo admite avançar em 2006 com a Taxa de Carbono que incidirá sobre as actividades socio-económicas mais poluentes. Portugal é o país europeu que ficará mais longe dos objectivos que subscreveu em Kyoto no Japão. Em 2012, corremos o risco de pagar pesadas multas.

2 - Gaia e Porto lideram o top de "carjacking"

O roubo de viaturas, com o condutor ao volante, através da ameaça com arma de fogo (carjacking), já registou este ano 61 ocorrências, segundo a PJ do Porto. Os alvos têm sido os modelos topo de gama, com especial preferência para os Audi e Mercedes. A maior parte dos veículos nunca aparece, suspeitando-se que sejam enviados para Marrocos ou para países de Leste.

3 - Futebol: Benfica fez história

Ao longo da história várias vezes os destinos do Benfica se cruzaram com o Manchester, de Inglaterra, acabando por sair vencido, tendo sido uma vez na final da Taça dos Campeões Europeus e uma outra nos quartos de final da mesma competição. Mas a vingança serve-se fria e esta semana lá veio a vitória... com a eliminação do Manchester das provas europeias. Para compreendermos a importância dada pelos ingleses, transcrevem-se 3 títulos dos média ingleses:

"Sem Europa, sem dinheiro e sem treinador?" - The Sun.

"Saída de Lisboa deixa machado em cima da cabeça de Ferguson" - Daily Telegraph.

"A maior crise de sempre na carreira de Sir Alex Ferguson" - BBC

4 - Prémio Internacional de Arquitectura

Literalmente encaixada na paisagem, chegando o seu telhado a ser terra do declive do monte, o edifício edificado para a instalação do restaurante "O abocanhado", da autoria dos arquitectos portugueses, António Portugal e Manuel Maria Reis, construído em 2003, ganhou a Medalha de Prata (2º lugar) na 3ª Bienal Miami Beach 2005-Architecture, Lanscape Architecture.

5 - A maior árvore de Natal da Europa

Montada no Terreiro do Paço, em Lisboa, tem 72 metros de altura e 2 milhões de luzes.

6 - Mourinho. Em Londres, passaram a ser dois

A partir do dia 8 de Dez., passou a existir no célebre Museu de Cera de Madame Tussaud´s uma figura de Mourinho. É o primeiro treinador de futebol da Liga Inglesa a receber esse direito. É uma decisão que se adivinhava como muito polémica, atendendo mesmo a que se tratava de um português. Os recentes acontecimentos nos Estádio da Luz, devem ter esfriado essas reacções, dado que o seu principal concorrente, como vimos, não anda nos seus melhores dias.

7 - Desemprego Futebol Clube

Clubes históricos a fecharem as portas, salários em atraso, jogadores no desemprego, salários pagos em géneros ou com empregos para familiares, é o actual retrato do futebol nacional. 80% dos clubes das competições profissionais pagam salários aos jogadores com um a cinco meses de atraso. A miséria vive paredes-meias com os ordenados de luxo de dirigentes, direitos avultados de transmissões televisivas e royalties de marcas. O futebol, também é o espelho do país.

1 Comentários:

At 10/12/05 1:59 da tarde, Blogger Leiteiro said...

Dois pontos:
1º - Fala-se mais na derrota dos bifes do que na vitória do glorioso.
2º - Imigrantes com termo de residência em Portugal, por um ano, vão ter direito ao abono de Familia. (esta não está, mas devia).

Já agora, fiquem com um texto escrito por um grande amigo de curva, e que expressa bem o que é o Benfica:

"Escrever sobre o que se vivi e senti na passada 4ª feira é algo que dificilmente consigo passar para a escrita.
Aqueles que sentem o SLB da ?mesma? forma que eu (mesma entre?? pois cada um vive e sente à sua maneira) sabem que há sempre alguma coisa que nos esquecemos, que não fia escrita da forma que queríamos transmitir e sobretudo as imagens que recordamos na nossa memória não as conseguimos colocar aqui.
Hoje nem vou me dedicar muitas palavras a um outro grupo da CL, apenas que as minhas 3 equipas desse grupo foram todas apuradas, tenho tudo dito sobre esse assunto.
Estive no Porto 2 dias em trabalho, arranquei rumo à CATEDRAL logo depois de almoço, a ansiedade de chegar a Lisboa era enorme.
Após desvios e mais desvios para fugir ao transito (as dicas do Sr. Miki revelaram-se muito úteis) chego à LUZ pelas 17:30. O ambiente já era intenso, bebesse algumas cervejas com alguns mates, trocam-se alguns prognósticos e palpites. O LC manda o bitaite de que seria desta que o Beto marcaria e dava a vitoria ao ICA, olho para ele e digo, ?sim sim é esse mesmo, não digas asneiras?, não estava nada confiante para este jogo. Este meu estado de espirito altera-se quando chega o amigo M. um pessimista por natureza e a 1ª coisa que me diz é ?Amigo, hoje estou confiante?, pronto aquelas palavras bastaram para todo o meu estado de alma se alterar!
Perto das 19:30 dirijo-me para a bancada, o estádio já se encontra quase lotado, a falange de apoio ao Utd. é considerável, cerca de 3 mil ?come ones? encontram-se na Catedral. Ambiente fantástico aquele que se prepara para este embate de colossos europeus.
O jogo começa e o SLB praticamente saí a perder, Paul Scholes inaugura o marcador... a festa é dos ingleses. Mas os adeptos não desanimam e muito menos os 11 que se encontram no relvado, e passado pouco tempo o SLB empata a partida. Boa jogada do SLB, com cruzamento da direita no improvisado Nelson para o voo de GIOVANNI nas costas dos centrais Ingleses, a empurrar a bola para o fundo da baliza. 1º momento de grande euforia na LUZ. O Soneca voltava a mostrar-se decisivo nos jogos importantes... é sem duvida o Homem dos momentos decisivos, alvalade 2003/2004, Luz 2004/2005 jogo da taça e 2004/2005 dragum. Já nem me lembro como festejei este golo, com certeza abraçado e aos gritos aos amigos de bancada. Lembro-me sim foi de pensar para comigo mesmo, se marcamos mais um é certa a invasão do ?tartan? como no SLB-sportem do ano passado.
O estádio da LUZ empurra literalmente o SLB para uma noite memorável, e é então que chega o minuto 34 (se não estou em erro), novamente jogada pela direita, Nelson cruza para a área, Alan Smith alivia de cabeça e BETO, sim o Beto, de primeira remata fazendo a bola balançar a rede, depois de sofrer um ligeiro desvio em P. Scholes. Pronto e nos momentos seguintes não há palavras para descrever o que se viveu naquele estádio, imagino que também por milhares de lares por este mundo fora. Como prometido corro pela bancada abaixo e pumba, tartan com ele, eram mais de 10 a festejar ali a meu lado. Foi a loucura, tínhamos dado a volta ao resultado, o mais difícil estava feito, estávamos com um pé nos oitavos de final.
Como o futebol é uma caixinha de surpresas, o mal amado Beto, sim esse que tanto criticamos (eu incluído), estava a levar-nos ao céu, ainda bem que o LC estava com o felling para a coisa.
Chega o intervalo, as noticias sobre o jogo de Espanha não eram as melhores, pois interessava-nos a vitória do villarreal, para que num possível empate na LUZ termos a possibilidade de rumarmos à taça uefa (como escrevi no tópico anterior sou totalmente contra esta situação, mas sempre era mais uma a possibilidade de ir ver o SLB ao estrangeiro).
Começa a 2ª parte e deparo-me com um jovem colocado à minha frente que não estava na 1ª parte, pronto isto vai correr mal pensei, toca de correr com o rapaz, a I. ainda tenta desculpa-lo pois ele estava magoado numa perna, mas a turma dos supersticiosos não dá hipóteses, chegando ao cumulo de o rapaz estar a sair e o D. ao ver o Utd a aproximar-se da baliza com perigo empurrar o rapaz e gritar aos ouvidos dele: ?mexe-te c@r@lho, olha que eles ainda marcam?.
Quanto ao jogo nesta 2ª parte, não há muito a comentar, foi um aguenta coração.
Apito final e a Catedral viveu um momento histórico... passados quase 40 anos, o SLB elimina o M.U. no seu estádio.
Nota de destaque ao publico que acorreu à Catedral, já o tinha dito aqui em tópicos anteriores dos jogos da CL. O publico destes jogos é diferente... acho que todos aqueles que viveram as grandes noites europeias nestes dias não falham e transmitem para o grupo de trabalho a força necessária para ultrapassar qualquer adversário.
Não ganhamos nada, é verdade, mas esta vitória tem de servir como tónico já para o próximo jogo do campeonato português e serve essencialmente para dizer a toda a Europa que o Colosso Sport Lisboa e Benfica ainda está vivo.
Nota negativa: as atitudes de um madeirense pateta. Mostrou que não tem estofo para estas coisas... para ser um grande jogador/atleta não basta saber dar uns toques na bola... é preciso muito mais... é preciso encaixar e engolir em seco, quando as coisas não correm bem e quando somos assobiados.
Dia 16 lá estarei com o ouvido colado na rádio... quero ir a Inglaterra!

Próximo jogo: domingo contra o boavista, só espero que o público compreenda que esta equipa precisa de apoio. Não fique em casa... vá ao estádio!

PS: Parabens amigo MS, tu sabes porquê!

Nós que amamos o Benfica somos assim!"

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home