Toda a informação relacionada com a freguesia de Fajões; AGENDA: 29/01 - S. Roque - Fajões (15.00 horas)// TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DOS SEUS AUTORES

sábado, dezembro 17, 2005

NOTÍCIAS CURTAS... do país - Autor: Manuel Rui Pinho

1 - Europeu de Sub-21 em Portugal
A fase final do Campeonato da Europa de Sub-21 será realizada em Portugal, conforme decisão tomada pela UEFA. Para esta decisão terá pesado a forma como o nosso país recebeu o Europeu. A prova será disputada em 6 estádios, todos na zona norte do país, ou seja num raio nunca superior a 100km da cidade do Porto.

2 - Cigarro pode custar 1.000 euros

Foi aprovado um Decreto-Lei, de acordo com as Regras Comunitárias, em que a multa por acender um cigarro em local proibido para o efeito, passará a ser de um valor mínimo de 50 euros, até um valor de 1.000 euros. Isto representa um aumento de 100% em relação à actual lei em vigor, datada de 1983 e... que ninguém fazia cumprir.

3 - Bebé com 56 dias de vida violada e maltratada

Pais presos por terem violado e maltratado uma criança com mês e meio de vida. O caso ocorreu no distrito de Viseu e pelos antecedentes do pai, a situação era de risco, de tal forma que o Estado moveu um processo às entidades encarregues do acompanhamento destes casos. Pobreza e miséria.

4 - Factura de electricidade BIMENSAL

A EDP a partir do início do próximo ano, no sentido de diminuir os custos de funcionamento, passará a emitir as facturas apenas de dois em dois meses. O consumidor se quiser manter o pagamento mensal, também poderá optar por esta solução, sendo a sua factura, durante 11 meses igual à média mensal do ano anterior e depois, um 12º pagamento com o acerto.

5 - Encargos com as SCUTS superiores a 17 mil milhões de Euros

O Tribunal de Contas (TC) considerou que o Estado tem um custo superior a 17 mil milhões de Euros com as auto-estradas sem custo para o utilizador (SCUTS). Apesar do programa eleitoral do actual governo aceitar que estas auto-estradas iriam manter-se sem portagens, a actual situação das Finanças Públicas, já obrigou o governo a admitir estudar a introdução de novas portagens em 2006.

6 - O calor do Verão matou 462 pessoas

Considerando o período compreendido entre os dias 6 e 26 de Agosto, faleceram em Portugal 462 pessoas por causas directamente relacionadas com o aumento das temperaturas, das quais 178 tinham idades superiores a 74 anos. O problema terá mais premência se considerarmos que a situação se irá agravar, pelo menos para as zonas do sul do país.

7 - IRS / Alterações

Relativamente ao IRS correspondente ao ano de 2006, os contribuintes irão ser confrontados com um novo anexo onde deverão declarar "meios de fortuna". Em nome da justiça social, louva-se a intenção, mas duvida-se da eficácia.

8 - A Igreja Católica "encerrou" o LIMBO

O Papa Bento XVI decidiu abolir o Limbo, esse estádio a meio caminho entre o Céu e o Inferno, mas mais perto do último, para onde eram (segundo os princípios da Igreja) conduzidas as crianças que tivessem falecido sem terem sido baptizadas. Note-se que este "encerramento" ocorre precisamente 100 anos depois da sua criação pelo Papa Pio X.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home