Toda a informação relacionada com a freguesia de Fajões; AGENDA: 29/01 - S. Roque - Fajões (15.00 horas)// TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DOS SEUS AUTORES

sábado, dezembro 31, 2005

NOTÍCIAS CURTAS... do país - Autor: Manuel Rui Pinho

1 - LIVRO DE RECLAMAÇÕES

A partir do primeiro dia de Janeiro, será alargada a obrigatoriedade da existência de Livro de Reclamações a um elevado número de Instituições e estabelecimentos comerciais. Nos últimos dias, a procura tem sido tal que a Casa da Moeda tem-se mostrado incapaz de satisfazer as solicitações. Caberá agora aos utilizadores serem mais exigentes, sem perderem a educação, mas a recorrer a este meio para melhorar os serviços prestados e para que o nosso país se vá aproximando da Europa.

2 - ALGARVE: petróleo na costa

O Governo decidiu atribuir a concessão de 2 blocos de exploração de petróleo a um consórcio formado pela empresa espanhola Repsol (75%) e pela alemã RWE (25%). O acordo está estabelecido, restando a respectiva formalização. Os hoteleiros do Algarve já se manifestaram favoráveis a este acordo, desde que sejam salvaguardadas as distâncias de segurança em relação à costa.

3 - INTERNET: liga crianças hospitalizadas ao mundo

Por iniciativa do Instituto para a Divulgação de Tecnologias de Informação e com o apoio do Ministério da Saúde, o Instituto de Oncologia do Porto, o Hosp. Pediátrico de Coimbra e o Hosp. de D. Estefânia, em Lisboa, foram dotados de computadores ligados à Internet, para que os mais pequenos se mantenham ligados ao mundo e também aos seus familiares.

4 - SEGURANÇA SOCIAL: combate à fraude

As medidas de fiscalização que têm vindo a ser tomadas desde Abril deste ano, já permitiram reduzir as baixas fraudulentas e poupar ao Estado 220,7 milhões de Euuros. Das acções levadas a cabo pelas brigadas de inspectores, uma em cada três estava a receber subsídio indevidamente.

5 - ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Dos 22 candidatos que inicialmente manifestaram a intenção de se candidatarem à Presidência da República, 9 foram logo recusados por motivos de diversa ordem, sendo admitidos a sorteio os outros 13. Destes, o Tribunal Constitucional apenas reconheceu 6 candidaturas, mantendo-se o prazo para eventuais reclamações por parte dos 7 preteridos.

Se se mantiverem apenas os 6 já aprovados, a ordem nos boletins de voto será a seguinte:

- GARCIA PEREIRA

- CAVACO E SILVA

- FRANCISCO LOUÇÃ

- MANUEL ALEGRE

- JERÓNIMO SOUSA

- MÁRIO SOARES

6 - DAKKAR-2006

Lisboa é neste momento a capital mundial do todo-o-terreno.

Amanhã, último dia do ano será dado início à 28ª edição desta prova, que este ano, pela primeira vez se inicia no nosso país. Serão 16 dias de viagem, com 15 etapas e percorrendo 4.813 km. O início será às 9h e 25m da manhã, quando for dada ordem de partida à primeira mota.

Este ano, Portugal tem uma participação recorde, com 42 elementos repartidos por 27 equipas, sendo 19 carros, 6 motos, 1 camião e 1 squad. Boa sorte a todos

7 - CASA DA MÚSICA: a sensação do ano

Um dos mais credenciados jornais dos EUA, o "New York Times", fazendo o balanço das criações arquitectónicas do mundo em 2005, refere na Casa da Música, na cidade do Porto, como "a maior sensação do ano", muito especialmente a sua sala de concertos.

2 Comentários:

At 4/1/06 12:13 da manhã, Blogger Manuel Alcides said...

Sobre o "livro de reclamações" estou plenamente de acordo para uma melhor defesa do consumidor.

O que me espantou mais foi a de petróleo na costa do Algarve! Isso é verdade? Mas porque razão foi o governo dar a concessão a empresas estrangeiras quando defende que a Galp tem de ser protegida por ser uma empresa estratégica! Isto é uma coisa de doidos!

Acho bem que intensifiquem o combate às fraudes, e não deve ser só na Segurança Social. A lei devia prever que quem fosse apanhado nesta situação tinha de devolver 3x mais do que recebeu e deixava de ter direito a qualquer regalia da SS. E os médicos que pactuam com isto, também deveriam ser punidos!

 
At 5/1/06 1:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Aspas, aspas, aspas,

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home