Toda a informação relacionada com a freguesia de Fajões; AGENDA: 29/01 - S. Roque - Fajões (15.00 horas)// TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DOS SEUS AUTORES

domingo, janeiro 29, 2006

NOTÍCIAS CURTAS... do país - Autor: Manuel Rui Pinho

1 - ÁGUA: poupar é um verbo com futuro

Através de um estudo efectuado à escala nacional, verificou-se que o valor da água mal gasta, ou seja desperdiçada, vale a preços actuais, 730 milhões de Euros por ano. Será de notar que para além deste custo financeiro, existe um custo social, dado tratar-se de um recurso cada vez mais raro. Os desperdícios mais relevantes são os urbanos e os industriais.

2 - Receitas da Segurança Social aumentaram 5,1%

Mais importante do que a notícia em si, é o que ela representa. Vejamos; o aumento de receitas para a SS é o resultado de dois factores, ou aumento do nº de pessoas empregadas e/ou do aumento dos salários pagos. Infelizmente sabemos que o nº de empregados não aumentou, antes pelo contrário. Quanto ao nível de salários, também temos a certeza que não. Então donde vieram estes aumentos das receitas? Claro, daqueles que não pagavam. Mais um sinal de que a máquina fiscalizadora está a dar resultados, mais 528 milhões de Euros.

3 - Painéis Solares: passam a ser obrigatórios

A instalação de painéis solares térmicos, destinados ao aquecimento de águas para consumo doméstico, vai passar a ser obrigatório em todas as novas construções, segundo uma lei recentemente aprovada em Conselho de Ministros. Contra o que já foi hábito, desta vez (pelo menos para já) não estão previstos quaisquer tipos de incentivos.

4 - Implantação do Processo de Bolonha

O processo de Bolonha é um acordo em que se procura uniformizar os níveis de ensino nos diferentes países da CEE. Vão existir alterações muito significativas ao nível do Ensino Superior, que poderemos tratar noutro local.

Os estabelecimentos de Ensino Politécnico, na sua maioria privados, estão contra a aplicação do Processo de Bolonha, dado que isso vai exigir uma reformulação no recrutamento de professores. À maioria dos docentes será exigido o doutoramento, o que acarretará maiores custos, mas... melhor ensino.

5 - Exames do 9º ano

Segundo o relatório do Júri Nacional de Exames, ficamos a saber que, a nível nacional, a média mais alta dos exames do 9º ano foi de 2,66, na escala de 0 a 5. Do total dos exames nacionais, 71% tiveram nota negativa, sendo a média geral, também ela negativa (2,2).

6 - SEGURANÇA: patrulhas da GNR

As patrulhas da Brigada de Trânsito da GNR vão passar a estar equipadas com metralhadoras. Também os restantes militares dessa força, vão ser reforçados com novo armamento e meios de defesa.

7 - Restaurantes: factura obrigatória

O Ministério das Finanças fez com que a factura nos restaurantes passasse a ser obrigatória desde que a despesa ultrapasse os 9,98 furos. Agora, depois do café e da conta, venha a factura... sem necessidade do cliente a pedir.

8 - Comboio & Música

Ao comemorar 150 anos de vida a CP quis dar uma imagem de juventude. Assim vai colocar à venda 3.000 cartões RockCard, pelo preço de 66 Euros, que darão direito a uma viagem do Porto a Lisboa, em 3 horas, e a um dia de concertos no Rock-in-Rio.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home