Toda a informação relacionada com a freguesia de Fajões; AGENDA: 29/01 - S. Roque - Fajões (15.00 horas)// TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DOS SEUS AUTORES

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

A minha primeira aventura por terras helvéticas - Capitulo V - Autor: Albino Pinho

Capitulo V

Começo os preparativos para a viagem, a primeira vez que saio do país, tirando uma fugaz excursão de autocarro a Tuy para fazer algumas compras em 1971, que por falta de autorização tive de passar a ponte sobre o Minho a pé, correndo enormes riscos , que a minha adolescência não deu para perceber na altura.
Peço algum dinheiro, compro uma mala, por acaso branca, alguma roupa...pouca, compro francos Suiços, que faço anotar no passaporte, para facilitar a entra na Helvética, pois turista que se preze tem de levar devisas para os gastos de estadia, mais francos franceses, e pesetas para pequenos gastos de viagem.
Vou ao governo civil a Aveiro tirar o passaporte, e ao mesmo tempo pedir uma licença militar para me ausentar do país, que me foi facultada no quartel de Aveiro.
Compro bilhetes de ida e volta, na agência Pinho de S. João da Madeira, meu conterraneo, que ganha bem a vida sobretudo á custa da emigração, como o Nunes do Emigrante, livro de Ferreira de Castro.
Deixo o dinheiro que posso á minha querida esposa para ir governando a casa até eu poder mandar os primeiros francos Suiços.
Era uma quinta-feira dia 18 de fevereiro, depois de me despedir de quem mais amava, ainda dos meus colegas bombeiros de Fajões, onde era um dos bombeiros fundadores da corporação. Lanço um olhar triste sobre a minha querida terra, lá desfiz a última curva da estrada no táxi da Sra. Estrela, com os meus companheiros de viagem, o meu irmão João, mais novo e bastante ambicioso que á última da hora também decidiu emigrar comigo. Havia também o Júlio (baguiço) amigo de meu irmão e que viria mais tarde a ser cunhado, que também fez questão de dar o "salto".

(Continua...)

Ligações e dréditos:

  • Capitulo IV

  • 0 Comentários:

    Enviar um comentário

    Links to this post:

    Criar uma hiperligação

    << Home