Toda a informação relacionada com a freguesia de Fajões; AGENDA: 29/01 - S. Roque - Fajões (15.00 horas)// TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DOS SEUS AUTORES

domingo, fevereiro 05, 2006

NOTÍCIAS CURTAS... do país

1 - O bom investimento estrangeiro volta a apostar em Portugal

Doze grandes projectos foram viabilizados pelo governo, sendo alguns deles de tecnologia de ponta e virados, quase exclusivamente, para o mercado externo. Estima-se a criação de 10.000 novos postos de trabalho.

Entre esses investimentos, destacamos uma nova refinaria, mais três grandes investimentos na área do turismo, um no mobiliário (IKEA), vários nas energias renováveis (em biodiesel, em bioetanol e biomassa). O mais sofisticado, provêm de capitais da Malásia (Agni) e quer produzir componentes de pilhas (de hidrogénio).

É o regresso da confiança dos capitais estrangeiros no nosso país.

2 - Os homens mais ricos do mundo investem no nosso país

- Bill Gates esteve em Portugal durante alguns dias, tendo-se feito acompanhar por 600 convidados, ou seja, a fina-flor dos decisores políticos e empresariais na área da inovação e tecnologia. Foram celebrados 12 protocolos de cooperação com o Estado português

- Warren Buffet, o segundo multimilionário americano, localizou a sua sede de jactos de luxo no concelho de Oeiras e registou toda a sua frota em Portugal (135 aviões).

3 - Espanha bate Portugal na fuga ao fisco

Numa lista dos países europeus onde os contribuintes mais fogem aos impostos, a Grécia ocupa o primeiro lugar, onde a "economia paralela" ultrapassa os 30% da produção total. De seguida aparecem a Espanha e a Itália, sendo seguidos de perto por Portugal e a Bélgica.

No nosso país, as actividades económicas não declaradas estimam-se em 30,8 mil milhões de Euros, o que equivale a 22% do Produto Interno Bruto. A Polícia Judiciária vai contratar mais 200 novos funcionários para reforço ao combate à fraude fiscal.

4 - Riqueza: Checos ultrapassam os portugueses

Na avaliação do nível de riqueza do cidadão médio de um país (o rendimento médio "per capita"), a República Checa, pela primeira vez ultrapassou o nosso país. Enquanto o português não ultrapassa 71% da média dos países europeus, os recém integrados na CEE, já atingiram os 73% e continuam a apresentar taxas de crescimento da economia acima das nossas.

5 - MÚSICA: lei passa a proteger a música portuguesa

Foi aprovada uma lei na Assembleia da República em que são fixadas quotas mínimas de música nacional nas emissões de rádio. Assim, a partir de agora as rádios passam a estar obrigadas a emitirem entre 25 a 40% de música portuguesa.

6 - Expansão do EUROPARQUE

O Município de STª Maria da Feira estabeleceu como grande prioridade, para o concelho e para a região, o alargamento do Europarque, onde está prevista a construção de centros de exposições (a Exponor será fechada) e outras estruturas de apoio. Esta também a ser estudado para o local um novo centro comercial da Sonae.

O investimento previsto é de 600 milhões de Euros, durante 5 anos e a criação de 3.000 novos empregos.

Autor: Manuel Rui Pinho

6 Comentários:

At 5/2/06 4:43 da tarde, Anonymous Sandokan said...

Autor; Manuel Rui Pinho ?
Será mesmo ?

 
At 6/2/06 1:00 da tarde, Anonymous Manuel Rui Pinho said...

Sou eu mesmo.
Provavelmente a sua pergunta não teve a ver com uma ligeira alteração da apresentação, mas se calhar com o tipo de notícias.
Se estiver correcto este raciocínio, permita-me acrecentar que como em tudo na vida, há horas boas e horas menos boas. Os últimos tempos tem sido de muito boas notícias para Portugal, mas não nos vamos iludir, isto não pode ter continuidade. Desta vez juntou-se muita coisa. Daqui para a frente, se tivesse oportunidade de noticiar um novo e bom investimento por mês, já ficaria satisfeito.
De qualquer forma, obrgd pelo comentário.

 
At 6/2/06 5:59 da tarde, Anonymous Sandokan said...

O que eu queria dizer é que se essas notícias não são extactos de outro autor, por exemplo de jornais ?
Embora não lhe querendo tirar o mérito de as ordenar e publicar, se for esse o caso. Se realmente é o Sr. o autor os meus parabéns.

 
At 7/2/06 8:58 da manhã, Blogger Manuel Alcides said...

Neste leque de notícias a que achei mais interessante foi a da expansão do Europarque. Em minha opinião é acertado esse investimento porque está melhor localizado e tem melhores condições e acessos do que a Exponor.
Falta saber se o negócio da compra da PT pela Sonae vai em frente e se sim, onde vai a Sonae buscar dinheiro? É que a compra da PT pela Sonae é a mesma coisa que uma formiga a comprar um elefante!

 
At 8/2/06 6:26 da tarde, Anonymous manue rui pinho said...

Ao Sandokan:
O objectivo subjacente à criação desta secção, foi procurar, de uma forma sintética (daí o "curtas") levar ao conhecimento daqueles que, por falta de motivação ou disponibilidade de ler, tomem conhecimento dos acontecimentos que ocorrem no país. Claro que apenas me limito a recolher e sintetizar as notícias que aparecem nos inúmeros meios de informação a que tenho acesso. Trata-se de uma selecção pessoal, logo discutível!
Procuro ser abrangente e, para aqueles que estão longe do país, facultar uma imagem de como vamos evoluindo, o mais fiel possível.
Quaisquer sugestões serão bem-vindas. Obrgd.

 
At 8/2/06 6:48 da tarde, Anonymous manuel rui pinho said...

Ao Manuel Alcides:
A minha total concordância com a importância que reconheces à deslocação do centro de exposições da Maia (Exponor) para Stª Maria da Feira. É um projecto de grande envergadura, com a criação de um número muito significativo de postos de trabalho, que vai ter um importante efeito de bola de neve nas actividades económicas de uma zona na qual estamos inseridos. Para termos uma ideia do que se irá passar, basta vermos a envolvente actual da Exponor (que vai desaparecer), são hotéis, representações de marcas importantes, a dinamização de uma zona industrial, etc.
Deve aqui ficar registada a homenagem aos dois hoimens que tornaram este sonho possível, Eng. Ludgero Marques, natural de Rio Meão (Feira), presidente da Associação dos Empresários do Norte e sócio da CIFIAL, e ao sempre dinâmico presidente da Câmara da Feira, Alfredo Henriques, feirense por adopção, já que nasceu em Mansores.

Quanto ao negócio da PT, para não tornar este comentário demasiado extenso, prometo que na próxima apresentação do "curtas", para além da notícia em si, com base na minha sensibilidade de economista e de uma pessoa que dedicou a vida ao sector bancário, explanarei uma opinião, que será isso mesmo, uma opinião.

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home