Toda a informação relacionada com a freguesia de Fajões; AGENDA: 29/01 - S. Roque - Fajões (15.00 horas)// TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DOS SEUS AUTORES

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

NOTÍCIAS CURTAS... do país


1 - FÁTIMA: sucursal do Vaticano?

A Conferência Episcopal Portuguesa, a porta-voz das directivas que Vêm de Roma, a mesma que ainda recentemente passou a proibir qualquer tipo de música dentro das igrejas, vai alterar o estatuto do Santuário de Fátima, a partir do próximo mês de Abril. Trata-se de uma imposição vinda directamente do Vaticano, cuja justificação apresentada é procurar "uma maior vigilância teológica", ou seja, passará a ficar interdito à visita de muçulmanos, hindus e pessoas de outros credos. O argumento utilizado soa no mínimo a ridículo, ao lembrarmo-nos da actividade do Papa João Paulo II a viajar pelo mundo para contactar outros povos e outras religiões. Com esse Papa, já se realizou no Santuário uma conferência ecuménica com representantes de outras religiões.O último orçamento do Santuário dado a conhecer, foi em 2004, ano que gerou 19 milhões de Euros de lucros. Agora passará a ser gerido por um Conselho de Administração, composto por 4 bispos portugueses, designados pelo Papa e eventualmente, um representante directo da Santa Sé.

2 - GRIPE DAS AVES

Estamos em meados de Fevereiro, o Inverno vai tendendo a terminar e iniciou-se o novo fluxo migratório de aves, no retorno aos seus locais de origem. São já sete os países da Europa onde foi confirmada a presença do vírus H5N1. A França é aquele que até ao momento nos fica mais próximo. Penso que esta será a primeira vez que uma coisa que está a acontecer na Europa, demorará menos de 20 anos a chegar a Portugal.

3 - COCAÍNA: a maior captura

Apesar de em 2005, a polícia portuguesa ter batido um recorde de apreensão de droga, ficando no segundo lugar no conjunto dos países europeus, durante o corrente ano já apreendeu 13 toneladas de cocaína, ou seja, cerca de 80% da capturada no ano passado.

A maior apreensão de sempre, oito toneladas de cocaína pura foi feita já este mês, no Algarve.

4 - IMIGRAÇÃO.

- A Direcção Regional de Saúde de Vila Real, abriu concurso para o preenchimento de 10 vagas de médicos. Concorreram apenas cinco?todos espanhóis.

- A Presidente da Câmara de Vila de Rei (centro geodésico nacional), está a realizar uma "campanha de charme" no Brasil no sentido de atrair população a quem são assegurados empregos e apoio habitacional. Segundo explicações da própria, é a forma de combater a desertificação e o envelhecimento.

- Vem aí uma nova vaga de portugueses com a nova Lei da Nacionalidade.

Passa a ser considerado cidadão nacional, quem nasça em Portugal, filho de pais, em que pelo menos um deles resida no país há mais de 5 anos.

A terceira geração pode requerer nacionalidade portuguesa.

E outros ...

5 - CONTAS DO ESTADO

As contas do Estado relativas a 2005 ainda não se encontram fechadas em virtude de alguns Municípios ainda não terem apresentado as suas. Recorde-se que o ano passado foi ano de eleições, logo estar-se à espera de surpresas desagradáveis por parte das autarquias.

Como forma de pressão, o Governo não transferiu o duodécimo de Janeiro para as que se encontram em falta.

O Presidente da Câmara de Ourique já fez saber que iria entregar as chaves da Câmara ao Governador Civil de Beja e comunicou a existência de um dívida astronómica para o tipo de concelho em questão.

por: Manuel Rui Pinho

2 Comentários:

At 20/2/06 10:31 da tarde, Anonymous albino pinho said...

É por estas e por outras que as igrejas começam a ficar desertas. A igreja instituição anda sempre atrasada em relação á realidade do mundo.
E depois Fátima gere milhões, á custa de muito ignorancia e ingenuidade do zé povinho.
Convém o Vaticano dar uma espreitadela ás contas, ou não fosse o Vaticano um dos maiores montros da finança mundial.

 
At 21/2/06 12:25 da manhã, Blogger Manuel Alcides said...

Sou católico, nem sempre praticante, mas sinceramento este Papa não me entusiasma e por comentários de amigos meus não sou o único a ter a mesma opinião! O Vaticano devia rever algumas ideias que são polémicas e controversas no sentido de se actualizar com a sociedade. Se for verdade, que querem evitar a entrada em Fátima de pessoas que pratiquem outra religião que não a católica, está-se a aumentar a divisão dos povos e religiões o que leva à criação de conflitos. Gosto de ir a Fátima em alturas em que haja pouca gente pois é um bom local de meditação e reflexão. Existe também um grande negócio em torno de Fátima e com toda a certeza que o Vaticano quer controlar esse negócio mais de perto. Isto para não falar de outras teorias mais polémicas sobre Fátima!

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home