Toda a informação relacionada com a freguesia de Fajões; AGENDA: 29/01 - S. Roque - Fajões (15.00 horas)// TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DOS SEUS AUTORES

domingo, março 05, 2006

NOTÍCIAS CURTAS... do país

1 - OTA E TGV: em risco
Por decisão dos líderes europeus, o Orçamento da União Europeia para o período 2007/2013, sofreu cortes muito significativos, podendo diminuir substancialmente os financiamentos previstos a estes dois empreendimentos. Caso seja decidido avançar com nessas obras, o Estado português irá ser obrigado a um maior esforço financeiro, para além do inicialmente previsto.

Não será isto "escrever direito por linhas tortas"? Resta-nos a esperança de que este contratempo possa evitar a construção de mais um "elefante branco" (TGV Lisboa-Europa, via Madrid), nos quais os portugueses se têm especializado nos últimos anos, lembram-se dos estádios por pagar?


2 - BETÃO: consumo parado
A construção civil está a pagar os erros do passado.

Nos últimos 10 anos construíram-se, no nosso país, 1,1 milhões de casas. Neste momento, há três casas por cada duas famílias, um dos mais elevados rácios da Europa. A Associação Nacional de Empresas de Obras Públicas (AENOP), classifica a actual situação de "crise profunda".

3 - GASÓLEO: o preferido dos europeus
O gasóleo está a substituir a gasolina como combustível preferido dos automobilistas europeus. As vendas de carros novos a gasóleo continuam a aumentar, denotando que os consumidores preferem um maior custo inicial, assegurando consumos menos onerosos.

Em Portugal ocorre exactamente o mesmo, sendo já 62% dos nossos carros, a diesel.

4 - ENERGIA NUCLEAR: discussão reaberta
No momento actual, no nosso país, não se discute energia sem abordar a hipótese do nuclear. O Primeiro-ministro continua a afirmar que "o nuclear não está na agenda do Governo", mas sabe-se que já deu entrada no Ministério da Economia um pedido para a instalação daquela que seria a primeira. A dependência que temos de energia, o actual nível de consumo, o cumprimento do protocolo de Kyoto (redução de emissão de gases) e esquecidos os gritos dos anos 60/70, tem provocado discussões mais realistas e com menos paixão.

5 - PORTUGAL-2006: crianças matam por matar
Um transsexual sem-abrigo e toxicodependente foi apedrejado e espancado até à morte por um grupo de 14 jovens, entre os 13 e os 16 anos, numa obra que se encontra embargada, no centro da cidade do Porto.

A vítima, depois de ter agonizado durante 48 horas, foi depois atirada para um poço de cerca de 13 metros, na cave do edifício abandonado onde se abrigava.

Sinal (de alerta) dos tempos! A televisão e jogos de computador, sem a supervisão dos adultos, podem deformar mentes em formação. Por outro lado, as famílias de hoje "depositam" os avós nos lares e as crianças perderam o contacto com a morte real, nos filmes até estão habituados a que eles ressuscitem no dia seguinte.

6 - ASTERIX (es) PORTUGALESES
No ano 2005 depois de Cristo, a oeste da Ibéria, num rectângulo à beira-mar, há quem resista.

Três alunos de um colégio particular, orientado por rigorosos poderes clericais, resolveram escrever o que pensavam, mas ainda não satisfeitos, quiseram repartir as suas ideias com a comunidade escolar, afixando um cartaz em local público. Capturados, porque não se esconderam, foram expulsos.

Esta semana, o Tribunal de Braga decidiu que os estudantes, se o desejassem deveriam ser reintegrados e advertiu os responsáveis do colégio, chamando a atenção para um conjunto de coisas que deveriam desconhecer.

Por: Manuel Rui Pinho

0 Comentários:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home