Toda a informação relacionada com a freguesia de Fajões; AGENDA: 29/01 - S. Roque - Fajões (15.00 horas)// TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DOS SEUS AUTORES

quinta-feira, março 02, 2006

O Diário de Fajões no jornal A Voz de Azeméis

O Diário de Fajões mereceu uma nota de destaque na edição da semana que passou do Jornal A Voz de Azeméis. O destaque encontra-se num artigo que foi elaborado pelo Sr. Henrique Bastos e que aborda os blog`s oliveirenses.
Aqui fica a parte do artigo em que
O Diário de Fajões é focado e desde já agradeço a referência ao blog.

Fajões dia-a-dia

O blog mais "antigo" e referenciado pela busca no Technorati é o Diário de Fajões. Fundado por Pedro Miguel Rocha Sousa, jovem residente naquela freguesia, tornou-se público em 5 de Outubro de 2004.

"O blog foi desenvolvido com o intuito de criar um espaço onde diariamente fossem publicados conteúdos relacionados com a freguesia de Fajões, coisa que não acontecia até então, pois o único site que existia com esse propósito, o da Junta de Freguesia, não era alvo de actualizações frequentes" explica Pedro Sousa, 18 anos de idade, estudante, que sublinha a diversidade de material que o Diário proporciona aos leitores: notícias, reportagens de eventos que se realizam em Fajões, e até inquéritos sobre a freguesia.

Ao mesmo tempo, a arrancada do blog foi assistida por outro factor: "Tinha conhecimento de que um grande número de pessoas não sabia sequer o que se passava na freguesia, nomeadamente - e principalmente - fajoenses residentes no estrangeiro e também aqueles que não são assinantes dos jornais concelhios", afirma. "Recentemente, tive até conhecimento que um fajoense emigrado na Índia era visitante assíduo do blog, o que faz com que o meu objectivo esteja a ser cumprido", acrescenta, com orgulho.

Mas a tarefa de informar logo se revelou demasiado "pesada" para uma pessoa só. Os visitantes eram poucos, o que não era muito animador, e o conteúdo publicado era integralmente produzido por Pedro Sousa. "Com o passar do tempo, fui arranjando colaboradores que me ajudam, e muito, nesse trabalho". O jovem Pedro salienta dois dos "contributors" mais assíduos: Manuel Rui Pinho, um economista de 48 anos, e Albino Pinho, 52 anos, soldador de construções metálicas.

Leitores? O Diário de Fajões - "um nome simples mas eficaz", de acordo com o seu mentor - regista uma cadência de mais ou menos 25-30 visitas ao dia; desde a data de Fundação até hoje, o total acumulado já está bem perto das 18 mil.

Críticas também as há, mas Pedro Sousa diz que "de uma forma geral são todas positivas, o que me dá mais força para continuar". Na memória, ficam as Eleições Autárquicas de 2006, e os comentários polémicos a que as notícias publicadas davam azo. "Isso fez com que eu fosse alertado para o que se estava a passar. Foi o único "aviso" feito à forma como é gerido o blog, mas esse período de maiores picardias já passou".

______________________________________________

Por último quero agradecer a todos aqueles que me têm dado forçar e aproveito para dizer que em breve serão publicados os artigos que se encontram em stand-by. tal ainda não aconteceu, devido ao facto de eu andar com falta de tempo.
Peço compreensão a todos.

Ligações e créditos:

  • A Voz de Azeméis

  • 12 Comentários:

    At 2/3/06 8:27 da tarde, Anonymous albino pinho said...

    Não há duvidas que o Leiteiro tem feito um trabalho remarcável, e mais ainda quando se trata de um jovem de 18 anos. Exemplo a seguir de como de deve ocupar os tempos livres em prol da terra que todos amamos. Mai uma vez os meus sinceros parabéns.

     
    At 2/3/06 9:38 da tarde, Blogger Manuel Alcides said...

    Os meus parabéns Leiteiro! O blog está "arrumadinho" e sempre actualizado. Continua com o excelente trabalho... nas próximas eleições Leiteiro a presidente :-)

     
    At 3/3/06 6:46 da manhã, Anonymous NUNO COSTA said...

    OLA PEDRO

    ANTES DE MAIS QUERO-TE AGRADECER PELO O TEU TRABALHO E UM EXEMPLO A SEGUIR POR TODOS OS JOVENS.

    O TEU BLOG ESTA MUITO BEM ORGANIZADO, E TODOS OS DIAS TEM ACTUALIZACOES , VENHO REPARANDO NISSO , POIS COSTUME VISITAR O TEU BLOG TODOS OS DIA AQUI NA INDIA .
    MAIS UMA VEZ PARABENS,

    E O LEITEIRO A PRESIDENTE NAS PROXIMAS ELEICOES RSS

     
    At 3/3/06 7:17 da tarde, Anonymous albino pinho said...

    hahaha é este o fajoense que está na India !!! A fazer o quê amigo, se não é descrição. É que a India não é ali ao virar da esquina hehehe
    Um abraço

     
    At 4/3/06 12:03 da tarde, Anonymous Antonio said...

    Aqui vão os meus parabéns pelo teu trabalho, a justificar o merecido destaque na Voz de azeméis.

    E como já disseram: leiteiro a presidente. :D

     
    At 6/3/06 6:23 da manhã, Anonymous NUNO COSTA said...

    OLA S. ALBINO PINHO

    S. ALBINO COMECO POR DIZER QUE QUE ESTOU MARAVILHADO PELO SEU GRANDE TALENTO E PELO SEU GRANDE TRABALHO QUE TEM FEITO AQUI NESTE BLOG, POIS DERIVADO A ESTE MEU ESPANTO PELO GRANDE TRABALHO QUE TEM FEITO JA ME LEVOU A , PERGUNTAR AO DIRECTOR DESTE BOLG QUEM ERA O S. ALBINO????? E SE EM AGOSTO ESTARIA NA NOSSA GRANDE TERRA QUE E FAJOES, POIS GOSTARIA MUITO DE O CONHECER.
    S. ALBINO EM RESPOSTA A SUA PERGUNTA , E QUE NAO E E DESCRICAO NENHUMA , O QUE ESTOU A FAZER AQUI NA INDIA?.
    POIS EU SEI QUE A INDIA NAO E AO VIRAR DA ESQUINA E NAO E UM PAIS FACIL ,E NAO TEM AS CONDICOES DE TRABALHO COMO PAISES , FRANCA ALEMANHA SUISSA ETC ETC ? MAS COMO VOCE DEVE SABER A EUROPA ESTA A PASSAR POR UMA FASE MUITO DIFICIL COM OS PAISES ASIATICOS E PAISES LESTE DERIVADO AOS SEUS PRECOS BAIXOS .
    SENDO ASSIM . E QUEM NAO QUISER FICAR PARA TRAS A MELHOR SOLUCAO E FAZER COMO UM DITADO ANTIGO ,, SE NAO PODES COM ELES , JUNTA-TE A ELES.
    S. ALBINO EU CHAMO-ME NUNO COSTA SOU NATURAL DE CASALAMRINHO FAJOES TENHO 27 ANOS E TRABALHO PARA UMA ENPRESA DE PORTUGAL QUE RECENTEMENTE ABRIU UMA EMPRESA NA INDIA NA AREA DOS MOLDES PARA INJECAO.
    NESTE MOMENTO POSSO DIZER QUE TAMBEM SOU EMIGRANTE APESAR DE SER TEMPORARIO , POIS JA QUE VIM PARA AQUI PARA A INDIA DAR FORMACAO NESTA AREA DOS MOLDES.
    NESTE MOMENTO O MEU OBJECTIVO PASSA POR CONCLUIR O MAIS RAPIDO POSSIVEL A FORMACAO , PARA QUE NO FUTURO MAIS PROXIMO POSSA VOLTAR A MINHA GRANDE TERRA QUE E FAJOES , QUE TANTA SAUDADE ME FAZ.
    S. ALBINO FOI COM MUITO PRAZER QUE LHE RESPONDI A SUA PERGUNTA , E PENSO QUE FICOU ESCLARECIDO O PORQUE DE IMIGRAR PARA INDIA????

    Cumprimentos

    Nuno Costa

     
    At 6/3/06 6:27 da tarde, Anonymous Albino Pinho - Suiça said...

    Muito obrigado Nuno, e boa sorte. Quem sabe não arranjas por aí uma Indiana, se fores livre é evidente.
    Se já éramos um povo espalhado pelos 4 cantos do mundo. imagine-se que até fomos os primeiros europeus a chegar ao país do sol nascente (Japão) no séc. 16, levando-lhes a primeira arma a fogo segundo as crónicas da época.
    Eles chamavam-nos os bárbaros do sul. Na India também fizemos história que é mundialmente conhecida. Se poderes passa por Goa Damão e Diu. Ainda lá estão as marcas bem visivéis da presença Portuguesa, especialmente em Goa. Já que falamos da India Portuguesa, quero dizer-te Nuno, que ainda me recordo a União Indiana invadir a parte Portuguesa em 1961, fazendo prisioneiros os poucos militares Portugueses que lá se encontravam, mal armados. Foi o presidente Nehru que deu ordens, por causa da teimosia do salazar não negociar pacificamente a entrega. Enfim histórias da história. A titulo de curiosidade. lembro que nessa companhia de Portugueses que foi aprisionada pelas tropas Indianas encontrava-se um fajoense, de nome Manuel, mais conhecido por Cavadas. Hoje com a globalização o mundo é demasiado pequeno para a ambição do homem.
    Se nasces-te em Casalmarinho, somos quase vizinhos, tu és filho de quem ?
    Cá te esperamos de braços abertos, e quem sabe em agosto não vamos estar todos juntos numa festa dos bloguistas de Fajões, para tu contares as histórias dessas longinquias paragens.
    Um abraço e boa sorte Nuno.

     
    At 10/3/06 4:35 da manhã, Anonymous nuno costa said...

    Ola S.Albino

    S.albino pois e com muita pena minha nao o poder esperar de abracos aberto no mes de agosto , pois irei passar a portugal uns dias de ferias mas sim no mes de junho , em agosto em principio nao estarei em fajoes mas sim novamente na india , mas de certeza que vamos ter uma oportunidade de nos juntar para nos conhecer , e pegando na sua ideia de organizar uma pequena festa para o bloquista de fajoes , sim acho que ele merece nao so dos emigrantes mas como de todos os fajoenese , para lhe dar mais forca e mais animo para que este grande trabalho nao acabe , pois eu sei que o bloquista cada vez vai tendo menos tempo derivado aos seus estudos .
    para ti bloquista ^^ forca ok nao deixes morrer este trabalho^^.

    acerca s.albino da passagem atripulada pela india do s. manuel cavadas , sim eu sei tive a oportunidade de falar com o s. manuel , e ele contou-me essa historia , que de historia nao tem nada , mas sim um grande sacrificio por portugal ..( mesmo sendo obrigado na altura entao).
    acerca de quem eu sou s. albino . e filho de quem??

    sou filho do jose antonio , mais conhecido por ( lopez) ja ( falecido) e filho da isaura rocha ( mais conhecida pela isaura do perique) neto do s. manuel do perique.
    acho que pelos os nomes e pelos apelidos e mais facil de reconhecer.
    s, albino um grande abraco e ate breve se possivel

    Nuno costa

     
    At 10/3/06 4:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

    Olá Nuno
    Conheço perfeitamente. Familia de gente simples trabalhadora e honrada. Tive o prazer ainda de conviver com o teu falecido pai. Era eu bombeiro quando ele veio para a familia bombeiral, execelente pessoa, respeitador e sempre pronto para ajudar o próximo, soube do seu trágico fim aqui na Suiça o que me deixou bastante triste. São as coisas simples que por vezes fazem a beleza desta vida, e os pequenos gestos que ficam para a história, humildade era uma das grandes riquezas do teu pai, e isso é das coisas que mais aprecio.
    Fico contente de saber que aprecias os meus escritos, eles são bem simples, pois não tenho estudos superiores, no entanto sempre que posso gosto de escrever, e contar histórias, tentando nunca xincanar ninguém com as mesmas.
    E é justamente quando estamos ausentes que damos mais valor ao nosso torrão natal, tu mesmo já vi sentes o mesmo ainda bem, é porque tens coração. Sim um dia vamo-nos reunir todos para um convivio como deve ser.

    Um abraço deste fajoense, e aparece sempre

     
    At 10/3/06 6:53 da tarde, Anonymous albino pinho said...

    Olá Nuno
    Conheço perfeitamente. Familia de gente simples trabalhadora e honrada. Tive o prazer ainda de conviver com o teu falecido pai. Era eu bombeiro quando ele veio para a familia bombeiral, execelente pessoa, respeitador e sempre pronto para ajudar o próximo, soube do seu trágico fim aqui na Suiça o que me deixou bastante triste. São as coisas simples que por vezes fazem a beleza desta vida, e os pequenos gestos que ficam para a história, humildade era uma das grandes riquezas do teu pai, e isso é das coisas que mais aprecio.
    Fico contente de saber que aprecias os meus escritos, eles são bem simples, pois não tenho estudos superiores, no entanto sempre que posso gosto de escrever, e contar histórias, tentando nunca xincanar ninguém com as mesmas.
    E é justamente quando estamos ausentes que damos mais valor ao nosso torrão natal, tu mesmo já vi sentes o mesmo ainda bem, é porque tens coração. Sim um dia vamo-nos reunir todos para um convivio como deve ser.

    Um abraço deste fajoense, e aparece sempre

     
    At 23/7/06 11:27 da tarde, Anonymous Smoke said...

    Drugs are just bad, you should try to use Herbal Alternatives as a temporary replacement to loose the dependance!

     
    At 25/7/06 1:44 da manhã, Anonymous Guitar Master said...

    I wish I could blog as good as you, but what I can do is give you a nice Guitar Lesson!

     

    Enviar um comentário

    Links to this post:

    Criar uma hiperligação

    << Home